domingo, 10 de agosto de 2008

Piada e verdade...... continuação: Crítica ao preconceito.

Piada e verdade...... continuação: Crítica ao preconceito.

Infelizmente a piada tem regras, o mundo é tão cheio delas que dá ânsia, regras para sorrir, que são belas, regras para peidar, que são escrotas, tantas formas causais, tantas maneiras de entender que quando se deparam com um anti-regrismo se chocam, como um ovo choco, ou uma galinha choca, que só dá ovos dessa espécie..... não sabem eles que na mão de alguns predadores isso é alimento..... infelizmente para os humanos não é..... é motivo de desgraça.
A piada tem que se tomar muito mais cuidado do que se pensa, por que é tão poderosa que pode ser motivo de guerras, tenho certeza que a história já passou por isso, e ainda ira passar mais vezes, amizades podem se acabar por uma piada mal interpretada, e no ouvido de quem a deturpou a interpretação, foi mal feita. Enfim a piada pode ser motivo de sucesso ou fracasso, a ruína ou a glória. Vejo que a verdade também, mas hei que estamos no problema da interpretação.
O lance de dados da interpretação, e só o vejo desta forma neste momento, na monolinearidade dos homens desse mundo, é com um infinito de possibilidades, que cai com uma face para cima e outra para a baixo, a de baixo rejeita-se totalmente, e a de cima aceita-se totalmente, por predisposição (criada na experiência de vida), disposição (humor daquele dia), ou apenas entendimento (o que chega a se captar) de que aquilo seja o correto a ser interpretado daquela frase, assim cria-se de uma gama um fechamento.
Fechando-se então passa-se a observar as coisas de um determinado ponto, coisas de verdade e piada, o bom da piada é que ela causa risada, ás vezes desentendimento, o ruim da verdade é que ela causa guerras e inamizades.
Passe-mos-nos para o ponto central da questão desse ensaio: o Preconceito.
Esta palavra que incomoda tanto é motivos de deturpação na nossa sociedade de hoje, como as pessoas chegaram a ter isso eu não sei mas de fato existe e até é motivo de piada, mas muitas vezes é motivo de um incomodo muito maior que piada e verdade causam.
Idéias de superioridade e orgulho mesquinhos e podres cristalizadas a cima de categorias consideradas por estes como inferiores são a evidência do preconceito. Isso é uma verdade..... nem que seja a dos nosso tempos....... mas e quando o preconceito é motivo de piada? Será que só tem graça para que faz a piada? (parece que sim)
Quando uma piada preconceituosa surge em uma roda, ela se apresenta de forma sarcástica, ou até mesmo de bobeira..... mas para os ouvidos de quem ouve e é o infringido por esse comportamento, se apresenta de uma forma: preconceito e sacanagem contra seus irmãos.
Quem faz a piada preconceituosa dificilmente assume que tem preconceito, quem recebe-a diz que quem o fez tem. Um impasse não? Não! Quem faz tem pois se não não faria, rir da desgraça alheia é maldade (como já havia dito no primeiro ensaio), ou Sim! Pois a piada pode u deveria caminhar livre, e é s rir de um evento satirizando o humano. Mas muito cuidado pode-se ser realmente mal interpretado.
Voltemos ao problema da interpretação. Ninguém entende a sátira na vida real, a metaestrutura que se auto-ironiza, ou ao outro. Mas piada preconceituosa todos entendem. Fazem vistas grossas com toda a razão. Então é bom fazer piada preconceituosa quando for com um conceito próprio, e não com um alheio. E se satirizar é bom o tempo todo, mas quando os outros forem entendê-lo, pois se não fica vago só na mente de quem se satiriza.
Arranque mais piada dos outros do que suas...... pois pode machucá-los.

Nenhum comentário: