terça-feira, 12 de agosto de 2008

A união da Filosofia e os bolinhos lógicos

A representação mais fiel da realidade só pode estar sustentada (e ser o sustento da e) na prática não em análises representacionais, arquétipos como abstrações do mundo que são o(s) padrão(ões) universal(is) e assim a base da realidade que vemos descolados do mundo, de nada nos servem, como sistemas de entendimento lógico são valorosos pois possibilitam a compreensão racional, abrem portas para a intuição, assim as diversas ferramentas de análise, métodos e sistemas de entendimento, perspectivas e pontos de vista só servem se estiverem apoiados e se realizarem na prática.
Até aqui nada de novo pois foi a tentativa da ciência até aqui mas considerar unicamente e defender seu ponto de vista só pode estar errado, estamos abertos ao mundo não para fechá-lo com nossas verdades, e assim a nós mesmos, mas para refutarmos-nos e nos abrir em comício com o todo, cada vez mais. Seguir uma lógica unidirecional, como todos têm feito, já não serve mais, não se trata de mais de conveniência do conhecimento (do que serve para si mesmo e assim se transfere para o outro), o que o mundo tem precisado, (os sistemas que nos completam e nos ampliam), pois a questão é que com base neles é que entendemos e nos fazemos, ao invés de nos abrirmos e ampliarmos, e isso só surge com a dúvida e a contestação.
Outro problema é que às vezes a questão já está implantada em um processo lógico que só pode ser resolvido com ele mesmo. Quando se afirma que os processos internos são curiosos, se pode ampliar a literatura (minha fé do momento, eterna e passageira e nenhuma) da frase falando dos ciclos internos externos diferentes e semelhantes que mantêm um ponto de contato e que em alguns momentos fazem o mesmo giro, numa mágica do tempo e o momento se torna eterno, ou pode-se “comprar uma briga” e dizer que os processos com começo meio e fim não existem em seus diversos níveis, pois são abstrações da razão, e o que se aprendeu e se interiorizou deveria se tornar libertação e se tornou entrave.
A liberdade e a Realidade são muito mais que passagens, são unidade e fluído. A dificuldade da explicação está exatamente nos diferentes sabores dos bolinhos lógicos, ou qual literatura se está apto a fazer.
Buscar uma verdade, verdades passageiras ou nenhuma verdade não é mais satisfatório, pois são todas visões possíveis e portanto parciais, buscar os três ao mesmo tempo é revelador e ocultá-los se entra facilmente em ilusões e devaneios de verdade, coisas de outrem impostas que nos apegamos, como os deuses e seus sistemas de obrigações. Levar em consideração os sistemas antagônicos como separados e juntos também ainda é frágil pois se deve caminhar tranqüilo pelas possibilidades e sentir o maior sentido nos momentos exatos, a conveniência é uma resolução dessa proposta, para se resolve todos os problemas que se enfrenta.... resolvendo as perguntas com seus propósitos implícitos mas cai-se no engano de não ter uma idéia fixa e ir somente com a resolução na raiz do problema ou na ampliação diversa da literatura.
O ideal é flutuar com graça e suavidade pelas diversas interpretações.
A verdade, ou as verdades, existe(m) pois é a sustentação do universo, mas sem tempo predeterminado como em Leibniz, se assim o fosso não existiria desgraça ou inovação. Podemos considerar também que em determinados momentos levamos mais em consideração alguns aspectos da existência do que outros para trazer ampliação da literatura e contestação mas sem se apegar a qualquer linha de pensamento, pois aí cai-se em dogmatismos e esse não é nem propósito de diálogo, pois em nada acrescenta e também não há evidência suficiente para que alguma linha de pensamento ou religião seja mais verdade que outra portanto verdade e realidade também não extistem e sim perspectivas da absoluticidade, por ela ser amparo e base e realização, ou talvez apenas possibilidades se realizando a todo instante, sem bases fixas, como o mundo é mutável, tudo há de ser também, assim realidade e verdade não existem em absoluto e sim em perspectiva.
Assim o padrão do universo pode ser somente observado na realidade e a realidade pode observar o padrão.
Resta saber se vc quer se contestar e ver o que não se vê ou somente ampliar seu vocabulário se uma determinada perspectiva.

Nenhum comentário: