domingo, 10 de agosto de 2008

Piada e verdade relações casuísticas

Tudo pode ser levado na graça, menos a desgraça alheia, às vezes cair com classe é muito engraçado e ficar de pé espalhafatosamente também! Fazer de conta que as coisas são muito sérias é um tipo de piada e levar as coisas na piada é jogada de qualquer palhaço, até este texto que tento me entretenho escrevendo com um “aspecto” científico é uma piada, com total ou alguma ou nenhuma relação com a verdade.
Muito nos perguntamos qual a relação entre piada e verdade? Mas a resposta mais casual daquele velho ditado popular de tão sem graça, ou às vezes muita, pois ou acaba com a piada ou se dá seqüência a ela é de que “toda piada tem seu fundo de verdade” e a sua inversão mais engraçada é de que nenhuma tem também! Bem voltemos ao nosso caso, às vezes a melhor piada é o silêncio, às vezes uma FaLa TOrrrrTa (que pode acabar em torta), às vezes uma brincadeirinha, e algumas vezes uma brincadeirona – tomem cuidado com estas podem acabar mal interpretadas.
Tantas as relações possíveis da piada, quanto da verdade absoluta, às vezes conexão nenhuma, e de vez em quando todas! Mas quanto ao nosso absurdo, a piada pode ser contada de muitas maneiras, e olha!, A verdade também! Piada não é qualquer jogada, é um tom! E olha a verdade também! Piada é uma elaboração de um ritmo, de uma cadência, de um abrupto que cai com o peso de uma pluma no berço da risada! Olha a verdade também, mas no berço dos sentidos. A piada pode ser qualquer coisa, a verdade são todas elas, a piada é o amigo da risada e o pior que a verdade às vezes é o amigo da onça, pois ela também pode cair pesada e ser seu pior inimigo... Inclusive é assim que as pessoas se perseguem.
Enfim a piada é pela risada e a verdade é pela compreensão, a piada pode ser mal interpretada, e o pior é que a verdade também!
A piada pode conter tudo, muito, pouco ou nada de verdade e a verdade nada, pouco, muito ou tudo de verdade.
A Piada pode ser um xameguinho sincero, uma intrusão abrupta ou uma sinceridade escancarada, um xavequinho de leve ou uma honestidade reprimida que rompe as barreiras ou simplesmente uma brincadeira.
A Verdade pode ser carrancuda, sarcástica, irônica ou uma sinceridade absoluta muito engraçada e também pode ser um peidinho! Ora, a verdade não tem que ser tudo?
Quando se quer impressionar a piada e a verdade estão juntas, quando se quer maltratar elas estão separadas.
Quando se quer amar elas são a mesma coisa quando se quer odiar nenhuma elas mão são.
Enfim para ter piada é preciso tom, espírito, para ter verdade também! Mas a piada só ilude quem crê na verdade e a verdade quem não crê na piada, mas tome cuidado quando você se ver como alvo de uma piada sem graça, com tom de verdade, não acredite em um pouco pois a verdade de tão diluída não existe e a piada de tão concentrada só faz graça!

Nenhum comentário: